
Você sabia que a natureza agradece toda a vez que você leva seu cartucho para um reciclador colocar tinta. Então, vamos tentar entender como funciona a reciclagem ou recargas de cartuchos como normalmente é chamada. Você vai entender mais adiante, mas antes apenas uma ressalva para uma possÃvel formação de idéia que nós como profissionais que somos temos o dever de chamar sua atenção. A recarga é ainda a melhor saÃda para o problema de custos em relação a impressões, desde que seja bem feita e com garantias de que seu cartucho vai funcionar. Pois problemas neste segmento acontecem e podem deixar você meio nervoso e nosso objetivo claramente não é esse. Imagina!

Tipos de Cartuchos

Tintas e Pó de Toner
São poucos os cartuchos que não aceitam recargas. Na sua grande maioria funcionam sem problemas, mas dependem de alguns procedimentos do usuário para que tudo dê certo.
CARTUCHO ORIGINAL
Se você não quiser ter dor de cabeça com impressão,compre sempre cartuchos originais toda a vez que a tinta ou pó acabarem. Quando se usa cartuchos originais os problemas desaparecem, mas o custo é alto para isso. Cartuchos originais encarecem a cada di diferença de Cartuchos Originais para compatíveis é de 50% e 70% para remanufaturados.
CARTUCHO COMPATÍVEL
Cartucho que não é original e que tem a metade do preço dos originais. Opção mais do que bem vinda, pois proporciona baixo custo mas pouca confiabilidade. Na grande maioria encontra-se cartuchos em todos os seus modelos.
CARTUCHO REMANUFATURADO
Cartuchos onde são aplicados algum procedimentos de limpeza e troca de peças e são colocados novamente no mercado cheios ou vazios. Seus preços ainda são mais baixos que compatíveis

A Recarga
A recarga de cartucho é feita com procedimentos de limpeza do cartucho e retirada de todo o resquÃcio de tinta anterior. Com equipamentos especialmente projetados e que não danificam seu cartucho. Aliado há insumos(tintas) de qualidade e um profissional cuidadoso, a recarga de cartucho é sem dúvida a melhor opção que atualmente temos para resolver nossos problemas de impressão.Em cartuchos originas podem ser feitas até 8 recargas, acima desse número poderão ocorrer problemas. Os compatÃveis tem até 3 ou 4 recargas. Ao decidir usar a recarga procure sempre o mesmo reciclador. A autonomia de impressões é baseada no seu consumo, e isso tem que ser pensado caso a caso ,mas saiba que a cada recarga, a autonomia de impressões cai apenas 15% na maioria dos casos, e isso tem que se levar vários ponto como, insumos, quantidade, vida do cartucho etc. Em impressoras a laser a idéia é a mesma, o que difere é que o custo benefÃcio prevalece, pois temos por valores razoáveis, recargas de pó de toner compatÃveis e que dão resultado. Mas isso para quem imprime em preto, pois quando o assunto é impressão colorida o panorama muda bastante. Cartuchos coloridos são sempre os mais caros, isso acontece com tinta e pó de toner.
Atualmente encontramos boas empresas e bons produtos, bem como seus serviços. Um dos fatores para uma recarga de qualidade é o insumo(pó de toner ou tinta) que vai ser usado.
TINTAS
Corante
São moléculas coloridas solúveis no meio base da tinta que formam uma solução verdadeira, completamente homogênea e estável. São bastante econômicas, e são utilizadas tanto em cartuchos originais como remanufaturados, sua durabilidade é média e não é a prova d'água. Essa desvantagem pode ser compensada pelo custo da tinta, que é bem inferior comparado com a pigmentada.
Pigmentada
São partÃculas coloridas insolúveis que são dispersas, usualmente por meio de aditivos e moagem, de forma a permanecerem em uma suspensão estabilizada e quase homogênea. A Hp, a Epson e outros fabricantes utilizam em seus cartuchos originais, a sua precisão de cor é superior a tinta corante, e sua durabilidade também, utilizada em conjunto com papéis de boa qualidade chega a ser superior a 10 anos, segundo o fabricante. Devido a seu alto grau de resistência a água, também é utilizada em papéis transfer, muito utilizados para estampar camisetas.

A Garantia
Neste universo da recarga, todo o reciclador deve tomar como padrão uma garantia no serviço. Ou seja, não funcionou, devolva o dinheiro. Mas esse é um ponto que quem decide se, devolve ou não seu dinheiro é o reciclador e alguns pontos são avaliados em relação ao serviço. Como ainda não podemos testar todos os cartuchos que aparecem nas empresas para reciclagem.Então questões como tempo de uso do cartucho, condição da cabeça de impressão, carcaça, circuitos eletrônicos, quantidade de recargas já feitas são pontos que o reciclador avalia para que a devolução ocorra. Mas 90% dos casos, o sucesso é garantido, pois a recarga ainda é uma ótima idéia. Empresas que usam esta política tem uma probalidade maior de prestar um bom serviço.